O QUE É TER UMA BOA POSTURA?

Oiii, Olá pessoas lindas, tudo bem por ai?

Meus amores o assunto de hoje é de muitíssima importância, hoje mais do que nunca as pessoas vem tendo problemas de coluna cada vez mais cedo, o que antes parecia ser apenas problemas dos mais velhos, mudou de lado. Eu como professora de Educação Física senti a necessidade de fazer esse post.

Espero que vocês gostem.

Então, o que é ter uma boa postura?

“Boa postura é o estado de equilíbrio muscular e esquelético que protege as estruturas de sustentação do corpo contra as lesões ou deformidades progressivas, independente da atitude, na qual estas estruturas estão trabalhando ou repousando.

Nessas condições, os músculos funcionam mais eficientemente e as posições ótimas são proporcionadas para os órgãos torácicos e abdominais. A postura precária é uma relação defeituosa das várias partes do corpo que produz uma maior sobrecarga nas estruturas de sustentação e na qual existe um equilíbrio eficiente do corpo sobre sua base de apoio.

A postura correta é a posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação. Logo, a postura está relacionada com uma distribuição equilibrada de forças dentro e fora do nosso organismo, ela está relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos.

Além disso, a postura pode ser diferenciada em POSTURA INATIVA, que seria aquela utilizada para as atividades de descanso, com predomínio de relaxamento muscular na maior parte do tempo e POSTURA ATIVA, com predomínio da ação muscular para que haja a efetiva execução de uma determinada atividade.

A postura ativa, por sua vez, pode ser dividida em postura ativa estática, como por ex.: permanecer em pé parado e postura ativa dinâmica, em que o deslocamento do corpo representa a característica principal.”

Quais as funções da postura?

  • Lutar contra a gravidade
  • Opor-se às forças externas
  • Situar-nos no espaço-tempo estruturado que nos envolve
  • Guiar e reforçar o movimento
  • Equilibrar-nos durante o movimento

Amores o texto está entre parenteses, porque não quis mudar as falas da fonte de onde eu o encontrei. Senti que está super explicadinho.

Comentem aqui o que vocês acharam.

Vocês acham importante ter postura correta, tem dificuldade comentem aqui e também digam se esse tipo de informação agrada vocês.

BeijoOkas da Lari

<3

Bio: Blogpilates

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Comentário(os)

Comentário(os)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *